TECNOLOGIA – ROBÓTICA E CULTURA MAKER
Nos dias de hoje, as crianças usam, cada vez mais cedo, as tecnologias disponíveis. As mãozinhas miúdas acabam tendo mais facilidade do que os adultos para mexer em smatphones e tablets, por exemplo. Assim, os alunos do IMF são estimulados, desde cedo, a fazer uso desses recursos de maneira correta e saudável. O trabalho com viés tecnológico faz parte do planejamento de todas as disciplinas.
Um dos diferenciais do IMF é que a própria Instituição capacita, continuamente, o seu corpo docente para que utilize essas ferramentas com expertise. Parcerias com grandes empresas de tecnologia, como APDZ e Nave à Vela, estão na escola para ajudar nesse processo.
Isso já começa no berçário, com estímulos que vão aumentando, gradativamente, com a idade. No berçário, as crianças utilizam tablets e aplicativos e, posteriormente, em outros níveis, diversos recursos são inseridos no currículo, como softwares educativos e gráficos de leitura, escrita, edição, raciocínio, gravação, Internet, linguagem de programação, Lego educacional, ambientes virtuais de aprendizagem etc.
Quadros interativos, e-readers, tablets, Chrome books e outros recursos podem ser utilizados em diversos espaços da escola, inclusive, o Maker. Já o trabalho com Robótica, inicia-se no Infantil.
AULA DE ROBÓTICA – PARCERIA COM A APDZ EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
O QUE TORNA O ENSINO DA ROBÓTICA DO IMF DIFERENCIADO?
Nossa parceria é com a APDZ, empresa que sempre esteve em primeiro plano quando se trata de tecnologia educacional.
A APDZ foi pioneira na integração do conteúdo STEAM no uso da tecnologia e é reconhecida pela excelência no material e pela capacitação dos seus profissionais.
Em 2018, a APDZ tornou-se a distribuidora exclusiva da TTS no Brasil.
Localizada no Reino Unido, a TTS é uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado educacional, cujo objetivo principal é criar produtos que estimulem os alunos a ingressarem na escola.
Atualmente, essa parceria desenvolve projetos educacionais compartilhados.
O material de Robótica da APDZ usa, em cada ano de progressão ,8 projetos que podem durar de 28 a 32 semanas letivas. Esse material atende aos critérios exigidos pela BNCC, além de estar dentro das diretrizes para a organização didática dos conteúdos no documento “Key learning for comprehensive education”.
Em nossa escola, trabalhamos com tecnologia de ponta voltada às necessidades dos alunos que estão se preparando para um novo mercado de trabalho.
A seriedade da parceria IMF/ APDZ se consolidou com a vitória dos nossos alunos na OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica 2019 – Etapa Local, conquistando a medalha de ouro do campeonato.
CULTURA MAKER - PARCERIA COM A NAVE À VELA
Uma das características mais marcantes das novas gerações é dispor de um DNA criativo e empreendedor. Nascidos na era da chamada “economia criativa”, os estudantes precisam estar preparados para atuar em um cenário que exige um pensamento crítico com relação aos padrões de consumo, reinventando mercados, deixando-os, cada vez mais, sustentáveis.
Desta forma, buscamos, a partir de 2020, a assessoria do Nave à Vela para que o espaço se torne definitivo, equipado e que, principalmente, tenha valia como conteúdo curricular.
A empresa Nave à Vela se consolidou como líder no mercado, apresentando uma metodologia alinhada ao currículo pedagógico da escola e à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Seu trabalho se concentra em formar estudantes aptos à “criação de seu próprio futuro”, empoderando-os com competências necessárias para que sejam protagonistas de mudanças no mundo.
Realizadas dentro do nosso currículo, as atividades do Laboratório Maker têm como objetivo estimular o desenvolvimento de competências ligadas à inovação, que estão estruturadas da seguinte maneira: