ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS

 

6º ANO


• Os estudantes são estimulados a refletirem sobre a chegada da adolescência. Além disso, são introduzidas disciplinas que propiciam a convivência com novos professores e demandam uma maior necessidade de organização do tempo escolar.


DO 7º AO 9º ANO

• A formação de identidade do grupo, a boa convivência e os valores da turma passam a ser uma preocupação constante dos educadores. Os alunos ampliam suas competências cognitivas e o grau de exigência da escola aumenta. Nessas séries, destacam-se temas como as diferenças sociais (exclusão e drogas) e a interferência do homem na construção do espaço.

 

DIFERENCIAL PEDAGÓGICO
NA PRÁTICA, A TEORIA FAZ MUITO MAIS SENTIDO


As aulas expositivas dão lugar às novas tecnologias e ao protagonismo dos estudantes. Com esse novo modelo de ensino, o estudante participa ativamente do processo de construção do conhecimento, valorizando o seu próprio saber, aperfeiçoando a sua autonomia e, assim, desenvolvendo-se como um todo. Dessa maneira, será capaz de compreender aspectos cognitivos, socioeconômicos, afetivos, políticos e culturais. Todo esse processo é mediado pela equipe de educadores do IMF, que estimula a criação, recriando e ressignificando uma atmosfera de aprendizagem.

GRANDES PROJETOS COLETIVOS

Mostras Culturais, Festivais de Jogos, Semanas Literárias e demais eventos realizados na escola são contextos de compartilhamento entre todos os alunos que compõem as unidades, sendo promotores de inúmeras aprendizagens. Da mesma forma, as possibilidades de realização de Estudos do Meio e Trabalhos de Campo, assim como as trocas com convidados, que possibilitam apreender novos saberes e privilegiam a ampliação do currículo.

 

ATMOSFERA TECNOLÓGICA

A partir do Infantil 2, os alunos têm aulas de Robótica em uma sala especial que trabalha com a realidade virtual, realidade aumentada, projeção mapeada, impressora 3D, dentre outros recursos que estimulam a criatividade e, consequentemente, proporcionam o desenvolvimento das inteligências múltiplas. A aula de Robótica está incluída na grade curricular.

ATMOSFERA DE APRENDIZAGEM DO INGLÊS -
PREPARAÇÃO PARA OS MAIS IMPORTANTES EXAMES INTERNACIONAIS

 

O aprendizado de um segundo idioma, especialmente o Inglês, tornou- se imprescindível para todos. A intensa utilização da Língua Inglesa no mundo acadêmico, nas relações comerciais e culturais, tem impulsionado seu ensino cada vez mais cedo. Com o Inglês da Educação Infantil até o Ensino Médio, oferecemos um ensino de qualidade e a oportunidade do estudante adquirir diplomas, como Cambridge, SAT , TOEFL e DIPLOMA DE HIGH SCHOOL, sem sair do Brasil.
O Instituto Marcos Freitas é uma das primeiras escolas do Recreio dos Bandeirantes a oferecer, a partir do 9o ano, um programa oficial de HIGH SCHOOL. Em parceria com a Calvert Education, o programa High School certificará os estudantes com um diploma americano, bem como o brasileiro.
Calvert fornece um currículo de Ensino Médio que prepara os alunos para os rigores do estudo de faculdade e universidade, bem como o sucesso futuro no mercado de trabalho. O programa de diploma da Calvert Academy High School, totalmente credenciado, é projetado para dar a todos os alunos da Calvert uma base de conhecimento de qualidade, uma seleção diversificada de disciplinas eletivas e de idiomas do mundo para ampliar o próprio horizonte.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES - DIÁLOGO COM O MUNDO

Desde os anos iniciais da Educação Infantil, nossos alunos são convidados a conectar as aprendizagens promovidas em sala de aula com o mundo fora da escola. Seja por meio de saídas pedagógicas, para conhecer espaços ou ações que contribuam para os projetos desenvolvidos na escola, seja recebendo colegas, familiares ou profissionais que possam ajudar a responder questões investigativas, os alunos do IMF são sempre convocados a se conectar com o mundo.
O intercâmbio entre turmas, idades e unidades diferentes dentro do colégio é a dimensão de um processo de aprendizagem que se preocupa com a diversidade, dialogando, constantemente, com realidades para além da dos alunos. O IMF promove eventos, encontros, visitas a museus, saídas pela região da escola e convida parceiros ou especialistas para ajudar nossos alunos a desenvolverem um olhar plural para o conhecimento e possibilitar a criação de um repertório cultural vasto.

 

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS - ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO

O Espaço de Investigação é um ambiente em que o foco de trabalho é o estudo por meio da investigação. O espaço está equipado com vidrarias de laboratório, espécies diversas de insetos, aracnídeos, répteis e anfíbios conservados em formol, assim como esqueletos. Os temas científicos são os mais explorados nesse espaço, como é feito no encontro semanal da Oficina da Ciência, em que os alunos são convidados a construir hipóteses a partir de um problema proposto, realizar testes e efetuar análises de resultados. O principal objetivo desses trabalhos é desenvolver as práticas investigativas, isto é, a forma como se encaminha um experimento com vistas à produção de modelos explicativos simples, utilizando-se da argumentação e pesquisa por diversas fontes.

 

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO

É uma atividade permanente, permitindo um acompanhamento personalizado da evolução de cada aluno. A partir de textos, explanações e de um debate orientado pelo professor, cria-se uma dinâmica de grupo e o aluno é estimulado a produzir o seu trabalho, sempre assistido pelo mestre. A correção criteriosa detecta os erros e reorienta o estudante.
O Laboratório de Redação é, além disso, um espaço privilegiado para a discussão dos grandes temas da atualidade, enriquecendo as informações e a capacidade de argumentar, requisitos fundamentais nas dissertações — modalidade de redação exigida na maioria dos exames.

 

AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS E SIMULADOS

No IMF, nossos alunos são submetidos à realização de avaliações diagnósticas e simulados, através de uma plataforma de gestão de simulados, olimpíadas e avaliações, que permitem à nossa equipe acompanhar a evolução dos nossos alunos e da própria escola. A partir dessa ferramenta, é possível tomar decisões pedagógicas, administrativas e financeiras mais eficazes para promover melhorias na qualidade da educação. A avaliação externa é mais uma ferramenta para dar suporte à escola e aos que dela fazem parte.

RELATÓRIO DE DESEMPENHO

Após a aplicação das Avaliações, escola, professores e alunos recebem um relatório-diagnóstico, no qual são apontados os aspectos a serem desenvolvidos, bem como uma análise comparativa entre todos os participantes.

OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

No IMF, nossos alunos são incentivados a participar das olimpíadas e dos concursos de abrangência nacional ou regional. Há iniciativas nas áreas de Astronomia, Biologia, Física, Matemática, Geografia, História, Ciências e Linguística, abrangendo, a depender do caso, alunos do 1o ano do Fundamental à 3a série do Ensino Médio.

 

CULTURA MAKER

Um espaço equipado com uma série de componentes de eletrônica, microcontroladores para programação e máquinas de fabricação digital -impressora 3D, corte a laser - além do material presente nas nossas salas de atelier: um quadro com diversas ferramentas manuais, tintas, pincéis, madeira, materiais reciclados. Um dos grandes desafios das escolas é saber como dar significado pedagógico e integrar novas metodologias e espaços.
Com o Espaço Maker não é diferente. Ele reúne ferramentas pedagógicas e tecnologias que, junto com metodologias ativas, permitem aos alunos explorarem diferentes conhecimentos e habilidades e, assim, aplicá-los de maneira prática do dia a dia. A possibilidade da experimentação, da escolha de caminhos e a compreensão dos erros como parte de um processo criativo são algumas das marcas da experiência dos estudantes no Espaço Maker.

COLMEIA- APRENDIZAGEM COLABORATIVA POR TODA PARTE

O IMF possui uma equipe composta por especialistas de diferentes áreas, como Música, Arte, Teatro, Tecnologia da Informação, entre outras, que, juntos, formam a Colmeia. O grupo é responsável por promover a atmosfera artística no colégio, atuando no planejamento e na mediação de projetos interdisciplinares das nossas turmas, inclusive no contraturno, contribuindo com o seu olhar diferenciado, acolhedor e afetuoso.
As atividades são elaboradas junto com os professores e acontecem como Projetos Colaborativos, dando suporte às demais disciplinas. Elas têm como objetivo disseminar a cultura e o conhecimento entre os estudantes.
A ideia de criar a Colmeia surgiu do desejo de ressignificar as práticas mais humanas no ambiente educacional.

 

PROJETOS SOCIAIS

Os Projetos Sociais vêm sendo desenvolvidos ao longo dos últimos anos e têm como proposta principal levar o aluno a tornar-se consciente da importância do exercício de sua cidadania, através de debates e oportunidades práticas que estimulem o sentimento de solidariedade, de respeito ao próximo e ao meio ambiente, o espírito de equipe, o aprendizado com as diferenças e a visão crítica da situação social, política e econômica do lugar onde vive.

EQUIPE DE COORDENAÇÃO

Soraya Mendes H. Pessanha
 

Camilla Azevedo Moreira
 

Andréa Campista
 

Luís Felipe Bezerra Pereira