MEC altera cronograma do SiSU

No novo edital constam as novas datas estendidas de matrículas e lista de espera. Prazo de inscrição não foi alterado.

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta sexta-feira, 28 de janeiro, o edital com alterações no cronograma da 1ª edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No novo edital constam as novas datas estendidas de matrículas e lista de espera. Confira:

Edital alterado SiSU 2022/1

O candidato selecionado deverá realizar sua matrícula ou seu registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado por meio do SiSU, na chamada regular, no período de 23 de fevereiro a 08 de março, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

As instituições participantes deverão lançar a ocupação das vagas no SiSU, referente à chamada regular, no período de 23 de fevereiro a 11 de março.

Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio da página do SiSU na internet, de 22 de fevereiro até as 23h59 do dia 08 de março.

O candidato somente poderá manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao SiSU.

Demais datas

As demais datas continuam mantidas. Esta edição receberá inscrições de 15 a 18 de fevereiro. O candidato poderá se inscrever no processo seletivo do SiSU em até duas opções de vaga.reiro.

Pequise as vagas e cursos que serão oferecidos no SiSU 2022/1

O mesmo prazo da manifestação de interesse na lista de espera é o que o candidato selecionado deverá realizar sua matrícula ou seu registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado por meio do SiSU 2022/1, na chamada regular, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Vale lembrar que o SiSU 2022/1 será exclusivo para quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, cujo resultado das provas está previsto de sair em 11 de fevereiro, e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação.

O SiSU

O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. As mesmas são ofertadas em ampla concorrência e cotas - estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, tendo percentual para pretos, pardos e indígenas e pessoas de baixa renda. Algumas instituições possuem ações afirmativas próprias e/ou bônus.

O estudante pode mudar suas opções de curso e concorrência até às 23h59 do último dia de inscrições. O SiSU realiza apenas uma chamada regular feita pelo MEC, no próprio site da seleção. Os convocados devem se matricular dentro do prazo definido para que não percam a vaga.

Quando a vaga não é preenchida ela retorna ao sistema e volta a ficar disponível para os candidatos que venham a manifestar interesse pela lista de espera.

A lista de espera é repassada para as instituições que definem as próximas chamadas e os respectivos calendários. Vale lembrar que aqueles que ficarem na lista de espera deverão acompanhar a seleção pelas próprias páginas das instituições de ensino que se candidataram.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags