top of page

IV Congresso de Educação IMF

Congresso dos Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental Séries Iniciais do IMF

Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Séries Iniciais do IMF – Unidades Caxias e Recreio reuniram-se, nos dias 08 e 09 de julho, na Sede Campestre de nossa Instituição – Fazenda Vale Imperial, para debater o papel do professor nos primeiros anos de formação dos alunos e os desafios da educação contemporânea. O Congresso foi organizado pela equipe de coordenação de nossa escola. A Diretora Elisangela Freitas, que acompanhou o desenvolvimento da atividade, destacou a importância dos segmentos iniciais na formação do jovem: 'Mais de 80% dos alunos formados no Ensino Médio do IMF vêm da nossa Educação Infantil. São vocês que começam a desenvolver as habilidades nas quais nosso trabalho, hoje, está pautado'.

Tendo como tema central “Reinventar a escola, transformar o ensino”, os educadores foram convidados a refletir com a Drª em Psicanálise, neurocientista e renomada autora Marta Relvas, que abordou o tema “Os estudos da neurociência aplicada à aprendizagem escolar”.

“APRENDE -SE COM A COGNIÇÃO, MAS, SEM DÚVIDA ALGUMA, APRENDE-SE PELA EMOÇÃO; O DESAFIO É UNIR CONTEÚDOS COERENTES, DESEJOS, CURIOSIDADES E AFETOS PARA UMA PRAZEROSA APRENDIZAGEM”, EXPLICOU MARTA RELVAS.

Tivemos, também, a participação da Mestre em Educação e avaliadora do MEC, Professora Vanessa Olmo, que discorreu brilhantemente sobre a importância da sintonia entre família e escola para o pleno desenvolvimento do aluno.

Para finalizar, contamos com a participação da palestrante internacional e Coach Integral Sistêmica Anna Oliver, que falou sobre o tema “Cuidar de quem cuida”, abordando a importância da competência socioemocional do professor. Ana enfatizou que acompanhar questões humanas e desafios de vida e estimular cada um a se cuidar e se permitir ser cuidado, buscando equilíbrio entre vida profissional e familiar e, também, entre corpo, mente e espírito precisa ser visto como objetivo primordial para a nossa missão de educador, para que possamos cuidar com excelência do nosso bem maior – nossos alunos.

Ainda dentro da programação, nossos professores participaram de oficinas sobre Metodologias Ativas, Cultura Maker e Designer Thinking na Educação, com a participação especial das equipes do Sistema Uno, APDZ Educação e Tecnologia e do Teólogo e Professor Giovanni Dias.

“Foi maravilhoso e tenho certeza de que todos saímos renovados e animados a continuar com todo empenho no nosso trabalho de formar pessoas éticas, fortes e felizes!”, concluiu Dinelle Ferreira, Coordenadora da Educação Infantil do IMF – Recreio.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page